Vida mais sustentável

Porque devemos ser mais sustentáveis?

Vivemos em um planeta onde a população humana não para de crescer, a estimativa para até 2050 é de um aumento de aproximadamente 10 milhões de habitantes, segundo a ONU. Atualmente, de acordo com a Worldometers, a população mundial é de 7,6 milhões, o que significa um aumento de 2,4 milhões a mais na Terra.

Este crescimento populacional mundial nos faz tomar atitudes para tentar minimizar os impactos ambientais, que podem trazer consequências desastrosas na vida de todos e também nas gerações subsequentes.

Se começarmos executando algumas práticas sustentáveis que possam ser aplicadas no dia a dia de nossas vidas, estaremos dando os primeiros passos. Exemplos como utilizar menos água e energia durante os nossos banhos diários, não deixar a torneira ligada direto enquanto escovamos os dentes, utilizar sacolas reutilizáveis nas compras de supermercados, juntar as roupas lavadas durante a semana e passar tudo de uma só vez, não lavar calçadas e sim varrer, não jogar lixo na rua, essas são algumas ações que podem ser realizadas sem muito esforço.

Infelizmente, além dessas simples práticas, existem outras atitudes sustentáveis que podem ser impactantes para muitos de nós, como tentar substituir o uso de plásticos por outros materiais que podem ser biodegradáveis ou reutilizáveis, diminuir o uso de carros (combustíveis – etanol,fóssil), não desperdiçar alimentos, não exagerar no uso de energia e água, evitar o desmatamento para aumentar área agrícola e muitos outros procedimentos sustentáveis  

Nossas atitudes podem fazer a diferença, que tal ter uma vida mais sustentável?