Ftalatos

O que são Ftalatos? 

- São esteres de ácido ftálico obtidos sinteticamente por reações químicas com diferentes álcoois. Podem ser classificados em ftalatos de alta massa molecular e baixa mass molecular. Os ftalatos de baixa massa molecular com DBP e o DEHP são classificados como os mais perigosos.

Onde são encontrados?

- Nos plástcos como PVC, brinquedos, embalagens de alimentos, materiais médicos (bolsa de transfusão sanguínea e dispositivos médicos), materiais de construção, perfumes, esmaltes, sabonetes, hidratantes (cosméticos em geral), detergentes, repelentes de insetos, roupas, óleos lubrificantes, e principalmente na água e alimentos contaminados, no ar (através da inalação) e contato dérmico.

O que podem causar?

- Distúrbios hormonais, infetilidade masculina, puberdade precoce feminina, potencial carcinogênico (câncer) e hepatoxicidade.

ANVISA - Agência Nacional da Vigilância Sanitária

- Desde 1999 e posteriomente em 2008 a ANVISA limita o uso do DEHP em embalagens que entram em contato com alimentos. Apesar das limitações ao uso do DEHP estudos recentes demonstram que o uso indiscriminado do aditivo em embalagens de alimentos no Brasi continua.

Como evitar:

Ler os rótulos de produtos onde estão descritos as composições, evitar aqueles que contenham DEHP e DBP. Sempre que puder utilizar embalagens reutilizáveis (para alimentos) como vidro, porcelana, madeira e bambu. Para a pele, lábios e unhas atualmente existem vários produtos naturais. 

Fontes: 

- Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto e Universidade de São Paulo (UFFRP/USP) - Contaminantes Emergentes (2° Capítulo): Ftalatos e Parabenos

- SISTEMOTECA - Sistema de Biblioteca da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande  - Ciência e Engenharia de Materiais - Verificação da presença de ftalatos em fimes de policloreto de vinila usados nas embalagens de alimentos.